top of page
Buscar

Meditação Caminhada

Atualizado: 8 de mar. de 2021

Meditação na vida diária


Hoje em dia, as pessoas começam a aperceber-se cada vez mais da importância da meditação. A meditação reduz o estresse e os pensamentos negativos que causam ansiedade, ódio, melancolia, incómodo, raiva, medo, preocupação, etc…

A maioria de nós sabe que a meditação é um grande tónico para a nossa vida diária. Mas, será que as vantagens da meditação vêm mesmo que às vezes façamos meditação? Na verdade, uma das chaves para obter bons resultados da meditação é fazê-la regularmente. É por isso que é crucial estudar a forma de meditar enquanto caminhamos!





Meditação de Caminhada

‘E se pudéssemos meditar enquanto caminhamos?’ Todos dizem que não têm tempo mas querem meditar mais 🙂

Quando vamos para o trabalho, para a escola, para o mercado ou para fazer uma pausa de outras atividades, passamos muito tempo a caminhar na rua. É por isso que a aprendizagem de uma técnica eficaz de meditação de caminhada poderia realmente ajudar-nos a introduzir a meditação na sua rotina diária.


Como podemos meditar enquanto caminhamos

Quando andar, tente concentrar-se em todos os pensamentos que lhe vêm à cabeça. Provavelmente estará ciente dos múltiplos pensamentos que surgem. Vamos supor que está a caminho do trabalho. Talvez haja diferentes tipos de preocupações sobre o seu chefe, o seu trabalho, os seus resultados, a sua reputação. Depois do trabalho, poderá ter muitos pensamentos estressantes e mentes negativas do seu dia de trabalho. Se tem família, também pode ter pensamentos sobre eles… não é doloroso? Então, vamos aprender a livrar-nos desse estresse enquanto caminhamos!


1. determinar um ponto de partida e um ponto de chegada


Para uma meditação eficaz e regular de caminhadas, é melhor ter claramente na sua mente onde começa e acaba a sua caminhada, para não perder o foco em pensar para onde ir e quanto mais deve caminhar, o que é muito importante. Desde o ponto de partida até ao ponto final, precisamos de concentrar-nos na meditação. Pode começar pela frente da sua porta para o seu trabalho ou do seu local de trabalho para algum lugar como o ginásio, a mercearia… ou ainda melhor, pode escolher um parque para ir à sua meditação diária. Pode escolher um por meditação ou caminhar de um para outro.


2. Concentre-se na Meditação, isto é o que está a fazer agora


O mais importante para poder fazer a meditação enquanto caminhar é concentrar-se precisamente nisso. Embora seja uma meditação de caminhada curta, não deve haver outros pensamentos perturbadores na sua mente.


3. Dê um passo atrás e olhe para os seus pensamentos


Quando começa a meditar a pé, surgirão alguns pensamentos tais como “o que estou a fazer”? “será que isto sequer funciona?” “estarei realmente a meditar?”. A solução é que basta sentar-se como se estivesse no cinema e apenas olhar para os pensamentos (também lhes chamamos imagens ou ilusões, uma vez que estão apenas na nossa mente) que surgem. Pode ser difícil no início, o que é muito confuso, mas é uma situação muito normal. Se continuar a meditar assim, terá um ponto de vista claro sobre si próprio!


4. Melhor técnica de meditação de caminhada: deixar ir todos os pensamentos


A nossa meditação é deixar ir como literalmente se desfizesse de todos os pensamentos que distraem. Quando caminha, olhe para os pensamentos que lhe são trazidos à mente. Depois imagine que um caixote do lixo está à sua frente e sempre que sentir um pensamento ou imagem, atire-o simplesmente para o caixote do lixo. No fim da meditação basta esvaziar o caixote do lixo no fogo. Então, estará ciente de que todas as imagens e pensamentos foram queimados e desapareceram. Continue a repetir este exercício.

Esta técnica de meditação de caminhada de 20 minutos tem ajudado milhares de praticantes da meditação a libertarem-se dos seus fardos. No início pode parecer desconfortável, mas se mantiverem assim, perceberão que os vossos pensamentos negativos diminuirão e que as vossas mentes negativas desaparecerão.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page