top of page
Buscar

Meditação e Ansiedade

A meditação pode realmente reduzir a ansiedade?


Se está a viver uma vida de alguma forma ansiosa, talvez já tenha ouvido dizer que a meditação ajuda a livrar-se da ansiedade. Mas como é uma pessoa racional, pode querer obter mais informação sobre se a sua vida pode melhorar e se a meditação funciona realmente antes de a procurar.


Antes de mais, toda a gente tem ansiedade até certo ponto. Alguns mais, outros menos, mas, no geral, todos nós vivemos numa sociedade moderna onde as perturbações mentais são frequentes: preocupações com o dinheiro, medo do futuro - especialmente devido a este vírus -, incerteza sobre o nosso trabalho e relações complicadas. Já para não falar da pressão constante dos meios de comunicação e da sociedade. Não admira que, por vezes, estejamos pelo menos um pouco ansiosos!


  • Um dos benefícios da Meditação é que o faz abrandar o ritmo, o que o ajuda a aliviar a ansiedade diária e a ficar mais calmo e à vontade.

  • Outra razão pela qual a meditação é a resposta para reduzir a ansiedade reside nas raízes da ansiedade. A ansiedade vem da vida vivida, dos pensamentos acumulados e dos fardos. Se, por exemplo, fui mordido por um cão em criança, posso estar ansioso quando estou perto de cães. Deitar a fora o pensamento negativo da minha infância libertar-me-á dessa ansiedade.

  • Finalmente, saber e olhar para si próprio irá gradualmente torná-lo mais consciente de quem é e do que realmente deseja. Assim que estiver consciente disso, a ansiedade desaparece naturalmente.


Muitas pessoas bem sucedidas testemunharam que a meditação ajudou a reduzir a sua ansiedade.


Como já deve ter ouvido, muitas pessoas bem sucedidas estão a meditar. Desde Oprah Winfrey a Michael Jordan, Cristiano Ronaldo, Jean-Claude van Damme. Todos eles expressaram várias vezes que a meditação os ajudou a reduzir a ansiedade e a quantidade de pensamentos negativos sobre o futuro. Além disso, estão dispostos a dedicar algum do seu tempo diariamente à meditação.


Técnica de meditação para ansiedade


  1. Encontre pelo menos 10 minutos diários para se sentar e observar todos os fatores de distração e a ansiedade que se lhe depara. Esteja ciente da situação e aceite-a, mesmo que por vezes possa ser difícil.

  2. Tente relaxar e encontrar uma posição confortável (possivelmente sentado) para estar junto com os seus próprios pensamentos e sentimentos. Deixe que todas as coisas aleatórias lhe venham à mente. Sem as julgar, basta observá-las.

  3. Use o poder da sua mente para acolher todas estas emoções e respire lenta e profundamente ao seu próprio ritmo.

  4. Se a sua mente vagueia ou surgem quaisquer pensamentos aleatórios, deixe-os ir tal como uma nuvem flui para longe.

  5. Desfrute da sua meditação. Tenha em mente que faz parte de um processo pelo qual está a passar e que a viagem não é menos importante do que o destino final.

  6. Termine a meditação respirando profundamente e sendo grato pela oportunidade de deixar passar a ansiedade.


Está também cientificamente provado que a meditação diária ajuda a reduzir substancialmente os níveis de ansiedade, mesmo que se comprometesse apenas 10 minutos diários com a meditação. A meditação afeta as ondas cerebrais, que por sua vez geram um fluxo de energia mais suave no corpo, revigorando paralelamente o corpo e a mente.


Não há ninguém, que não tivesse pelo menos 10 minutos por dia para fazer algo pela sua saúde mental e física. Mesmo médicos, cientistas e profissionais estão a aperceber-se do poder da mente, que é a componente chave para alcançar o equilíbrio, a harmonia e a satisfação nas nossas vidas. Além disso, todos podem meditar! Todos nós temos capacidades inerentes para nos curarmos a nós próprios como os filhos da natureza. Se descobrirmos esta nossa maravilhosa capacidade, a meditação pode fazer maravilhas.


Antes de mais, a ansiedade não é a nossa natureza original. A nossa natureza original é a consciência pura, vazia, vazia de todas as preocupações humanas, ansiedade e estresse. Estas últimas são coisas que adquirimos ao mesmo tempo que acrescentamos cada vez mais pensamentos à nossa mente, a viver uma vida de ganância e insatisfação, ao contrário do nosso verdadeiro eu. Assim, se eliminarmos estas mentes acrescentadas, porque é que a fonte do nosso problema não desapareceria? Tal como o mundo é muito lógico, a mente humana também é lógica. Assim, se continuarmos a acrescentar cada vez mais ansiedade à nossa mente, ela será preenchida e sobrevoada rapidamente, causando estresse e dor, mas se as descartarmos e deixarmos, ela será preenchida de alegria, felicidade e mais e mais felicidade. A fórmula é bastante simples: parar de suprimir, começar a esvaziar!


Não é necessário ser um experiente em meditação para experimentar os benefícios de deixar a sua ansiedade. Mesmo aqueles que não sabem nada sobre meditação, medicina ou que não têm qualquer formação espiritual, podem sentir as mudanças positivas que ocorrem muito rapidamente. Sentirá as incríveis mudanças e desejará continuar a prática da meditação. Milhares de pessoas são já a prova viva de que a meditação não é apenas um slogan, mas funciona realmente. Muitas pessoas estão gratas por lhe terem dado uma oportunidade e por terem feito um esforço. Não se esqueça, mesmo pequenos, mas firmes passos trazem enormes mudanças a longo prazo e uma vez que se começa, nada pode impedi-lo de alcançar uma vida e um futuro livres de ansiedade. Ao ler este artigo, deve ter vontade de o fazer, então porque não começar agora a meditação sistemática no centro de meditação em Massamá?

3.490 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page